quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cabanagem: história do Pará vira tema de videogame

Cabanagem: história do Pará vira tema de videogame

Foto: Thiago Araújo/Reprodução


O game “Cabanagem” pode ser baixado no site www.larv.ufpa.br

É madrugada de 7 de janeiro de 1835 em Belém e eu me preparo para tomar o poder na Província do Grão-Pará. Percorro a cidade em uma versão pixelada de Eduardo Angelim, líder dos revoltosos paraenses, na tentativa de eliminar as tropas do Império Brasileiro guarnecidas no Palácio do Governo. De arma e mouse nas mãos, foco toda minha atenção no mini-mapa no canto direito da tela. Naquele pontinho vermelho indicado pela seta está a maior missão desta minha vida virtual, a mais pura personificação do mal em forma de código binário: nem Bowser Koopa, Dr. Ivo “Eggman” Robotnik ou tão pouco M. Bison....
Mistura de jogo de estratégia, como “Warcraft” e “Age of Empires”, e adventure em terceira pessoa, esta espécie de “GTA” papa-chibé tem o objetivo de servir como guia interativo da história da Cabanagem para as novas gerações. Na pele de diversos líderes do movimento, como Felipe Patroni, Batista Campos, Antônio Vinagre e Eduardo Angelim, o jogador poderá “vivenciar” períodos da revolta que vão da chegada de Felipe Patroni no Pará e a fundação do jornal “O Paraense”, em 22 de maio de 1822, passando pela adesão do Pará à Independência do Brasil e o massacre conhecido como “Brigue Palhaço” (a prisão de 256 revoltosos dentro de navios em condições precárias e sob envenenamento).



O jogo não requer dedos rápidos ou qualquer nível de coordenação motora mais complexo, pois é inteiramente baseado na estratégia e no mínimo de atenção do gamer para dar continuidade à história. Além das recriações históricas, os jogadores têm contato com o cotidiano da época ao comandar tropas, adquirir equipamentos, administrar instalações e estabelecer estratégias para alcançar as metas de cada estágio.

“A ideia foi usar o jogo como uma forma lúdica de transferir conhecimento”, explica Manoel. “Ele não é tão profundo quanto um livro pode ser, mas tem um apelo muito mais forte. É sinônimo de diversão.”

Ribeiro enxerga os games como uma ferramenta de mudança, por isso investiu na idéia de “Cabanagem”, que nasceu com o trabalho de conclusão de curso de Ricardo Damasceno sobre um jogo de estratégia inspirado no movimento. Manoel Ribeiro foi o orientador do trabalho de Ricardo (hoje mestrando) e convidou-o a fazer parte da equipe, composta por três graduandos e dois mestrandos em Engenharia da Computação.

Mas o start do projeto foi só em 2006, quando a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) publicou um edital nacional para desenvolvimento e disseminação de jogos de computador educativos. Em toda a Região Norte, apenas o Jogo da Cabanagem, produzido pela UFPA, foi aprovado, recebendo R$ 113 mil em recursos administrados pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O projeto levou dois anos e meio e envolveu cerca de 20 estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia da Computação, do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC).

Apesar das ótimas perspectivas trazidas pelo “Cabanagem”, inclusive acenando para a criação de um curso de especialização em Design e Programação de Games na UFPA, o negócio ainda está engatinhando por essas bandas. Em outros Estados brasileiros, faz tempo que os videogames já deixaram de ser brincadeira de criança.

O game “Cabanagem” pode ser baixado gratuitamente no site www.larv.ufpa.br. Para jogar, é recomendável ter um computador com processador 3.0 GHz, 1 GB de memória RAM, placa de vídeo de 256 MB e sistema operacional Windows Xp ou Vista. (Diário do Pará)

TRECHOS EXTRAIDOS DE REPORTAGEM DO DIARIO DO PARA.Quarta-feira,16/09/2009.


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